E-mail Transacional – Uma ferramenta pouco explorada

30 de outubro de 2016/0/0
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O que é o e-mail transacionail ?

De forma abrangente, o e-mail enviado ao usuário após alguma ação realizada no site do seu Hotel, Parque ou Agência de viagens é o e-mail transacional. Como exemplo, podemos citar o email de confirmação de reserva realizada no seu motor de reservas B2C ou o e-mail solicitando a avaliação dos serviços prestados, o envio de orçamento, entre outros. A principal função do e-mail transacional é entregar a informação solicitada pelo usuário.

O e-mail transacional e sua importância.

O e-mail transacional é aguardado pelo usuário e por esse motivo tem as melhores taxas de entrega, abertura e clique, se tornando um canal de comunicação muito relevante para as empresas. Por não terem equipes focadas em e-mail marketing ou por restrições tecnológicas, as empresas brasileiras não dão muita importância para esses e-mails. O e-mail transacional pode ser utilizado como um canal de engajamento, construindo uma relação amigável com o cliente que tem início no e-mail de confirmação de cadastro e chega até ao e-mail de recuperação de senha bem elaborado. Por meio de estratégias de recomendações, cross-sell, banners, upsell e outras, o e-mail transacional oferece uma ótima oportunidade de geração de receitas, atuando como um Canal de Vendas.

Melhores Práticas

As empresas ligadas ao turismo ainda não dão a devida importância a esses e-mails e é muito comum identificar erros que empobrecem a experiência de compras dos usuários. Abaixo, alguns exemplos do que se deve ou não fazer:

Identifique o Remetente: A identificação da loja é muito importante, os e-mails que não deixam claro ao cliente de quem ele está comprando podem gerar desconfiança.

Assunto claro: O assunto da mensagem deve estar de acordo com o conteúdo da mensagem enviada, é muito importante para o cliente poder identificar em que momento da compra ele está ou o motivo dele receber determinado e-mail. Inclua frases chaves ao assunto, facilitando o reconhecimento por parte do usuário. Por exemplo, em um e-mail que inclua o voucher do cliente, utilize palavras como: sua reserva foi confirmada, imprima seu voucher.

Exponha sua Marca: Sua marca deve estar exposta em todos os e-mails transacionais para garantir que o usuário conheça a origem de cada mensagem. É assim que o usuário adquire confiança na sua empresa.

Estruture o conteúdo: As informações no corpo do e-mail devem estar organizadas de forma a facilitar sua compreensão, pois apesar de ser um e-mail esperado pelo usuário o conteúdo desorganizado vai gerar demanda no atendimento on-line ou telefônico. Utilize espaço e texto em negrito para diferentes categorias, por exemplo.

Mensure: A mensuração dos e-mails transacionais é o passo mais importante e o menos utilizado nos hotéis e parques. Os e-mails enviados pela própria plataforma de e-commerce não oferecem nenhuma ferramenta de métrica e análise. O Travel XS® está integrado às principais plataformas de e-mail transacional como Maildocker e Sendgrid. Todos os e-mails enviados nos diversos momentos do processo de venda no Travel XS®, como orçamento, confirmação de reserva, links para pagamento, voucher, boas vindas, avaliação e outros, geram métricas que farão com que você veja os e-mails transacionais com outros olhos e mostrarão as oportunidades de criação de ações de marketing que estão sendo desperdiçadas.

Agora que já conhece algumas das boas práticas para os e-mails transacionais de seu Hotel, Agência ou Parque, entre em contato com a Nova XS e não perca tempo para colocá-las em prática.

(64) 3453 4044
contato@novaxs.com.br

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