O novo mundo Multi-screen

6 de setembro de 2014/0/0
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O Google analisou em um estudo com mais de 1.600 pessoas o comportamento do usuário multi-plataformas (Multi-screen). O estudo revela as tendências no consumo de informações, serviços e produtos relacionados aos diversos dispositivos utilizados no dia-a dia.

A grande quantidade de informações e o tempo cada vez mais escasso alterou o comportamento do consumidor que hoje dispensa menos tempo para a TV ou divide a atenção entre a TV e outros dispositivos como o Smartphone ou Tablet.

Os números apresentados são tanto sobre o uso sequencial (começa em uma plataforma e termina em outra) quanto sobre o uso simultâneo (duas plataformas ao mesmo tempo). Estar atento à essas informações pode fazer a diferença na hora de comercializar seus serviços e produtos na Web.

Sequencial X Simultâneo no mundo Multi-screen

90% dos participantes do estudo apresentaram o comportamento de uso Sequencial, ou seja, iniciam o consumo de um conteúdo em um dispositivo e terminam em outro. 67% iniciam uma compra on-line em um dispositivo e termina em outro.

Os Tablets são os principais dispositivos utilizados para iniciar uma compra. No caso específico do planejamento de uma viagem, 15% começam em um Tablet e 14% continuam em um PC.

O Smartphone é o preferido na hora de iniciar qualquer atividade on-line, a medida que se aprofunda em um determinada atividade um outro dispositivo é escolhido.

Ao iniciar atividades mais complexas como controle financeiro os consumidores preferiram o PC, deixando outros dispositivos apenas para acompanhamento.

77% dos consumidores utilizam simultâneamente a TV e outro dispositivo em mãos, Smartphone, Notebooks, Tablets, etc. A utilização do segundo dispositivo se acentua durante os comenrciais na TV. Isso indica que as campanhas para a TV tem que ser repensadas, sincronizando conteúdo.

Dos consumidores que utilizam dispositivos de forma simultânea, 60% usam o e-mail. Isso reforça o potencial das ferramentas de e-mail marketing.

Multi-screen

Podemos tirar várias conclusões dessas informações, mas devemos nos atentar para o fato de que o Smartphone é o principal dispositivo para se entrar em contato com o consumidor, que está fora de casa na maior parte do tempo. 81% das compras feitas através de Smartphones são por impulso contra 58% em PCs e Notebooks.

Além de estar bem posicionado nos mecanismos de busca, que são utilizados por 51% dos consumidores em um segundo dispositivo, é de vital importância que seu site apresente um design responsivo, se adaptando ao dispositivo em que é carregado e oferecendo uma experiência de uso agradável. Se não, existe uma boa chance de você perder até 90% de seus possíveis clientes para a concorrência.

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