Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/f/56/7b/site1366198081/public_html/blog/wp-content/themes/tema/framework/meta/init.php on line 774

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/f/56/7b/site1366198081/public_html/blog/wp-content/themes/tema/framework/meta/init.php on line 774

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/f/56/7b/site1366198081/public_html/blog/wp-content/themes/tema/framework/meta/init.php on line 774

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/f/56/7b/site1366198081/public_html/blog/wp-content/themes/tema/framework/meta/init.php on line 774

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/f/56/7b/site1366198081/public_html/blog/wp-content/themes/tema/framework/meta/init.php on line 774

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/f/56/7b/site1366198081/public_html/blog/wp-content/themes/tema/framework/meta/init.php on line 774

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/f/56/7b/site1366198081/public_html/blog/wp-content/themes/tema/framework/meta/init.php on line 774

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/f/56/7b/site1366198081/public_html/blog/wp-content/themes/tema/framework/meta/init.php on line 774

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/storage/f/56/7b/site1366198081/public_html/blog/wp-content/themes/tema/framework/meta/init.php on line 774
Novo algoritmo da Google será terrível para milhões de sites

Novo algoritmo da Google será terrível para milhões de sites

Novo algoritmo da Google

As páginas na internet não preparadas para smartphones estão prestes a escorregar para bem longe do topo de pesquisas feitas no Google. A gigante da tecnologia passa a considerar se um site é amigável a dispositivos móveis como um dos critérios para escondê-lo ou ranqueá-lo entre os primeiros resultados da pesquisa.

A novidade vale a partir desta terça-feira (21).

“Essa mudança afetará as pesquisas móveis em todas as línguas ao redor do mundo e irá ter significantes impactes nos nossos resultados de busca”, informou o Google, em fevereiro. Ela é uma resposta da empresa à tendência cada vez maior de a navegação na rede migrar do computador de mesa para dispositivos móveis.

Após a publicação do texto, o Google informou que a mudança do algoritmo vale apenas para pesquisas feitas em celulares e que a adoção do design responsivo é um entre outros 200 critérios para avaliar a relevância de uma página; o texto foi corrigido.

Desce

“Conforme mais pessoas usam dispositivos móveis para acessar a internet, nossos algoritmos têm de se adaptar a essa camada de uso”, afirmou o Google. Os algoritmos da ferramenta de busca do Google consideram critérios para privilegiar certas páginas e não outras como relevância, disponibilidade (estar constantemente fora do ar não é bem visto) e balanceamento entre o conteúdo o buscado e o exibido pelo site (os “robozinhos” do Google são capazes de detectar se uma página exibe informações consistentes ou se apenas as reproduzem para se sobressair).

Passa a fazer parte dessa avaliação o chamado “design responsivo”, ou seja, a calibragem de uma página para ser mostrada nas telas de smartphones e tablets. Conta também a performance de conexão site. Se ela é leve o suficiente para carregar considerando as velocidades da internet móvel, menores que as do acesso fixo. Segundo a empresa, sendo esse um dentre 200 outros critérios de avaliação, caso os outros atestem a relevância da página, ela ainda assim será exibida no topo.

O Google já realizou mudanças como essa em seu algoritmo para, por exemplo, “esconder” sites que ofereciam o download pirata de conteúdos. Agora, a alteração tem forte potencial de mudar a vida de empresas com forte atuação no mundo digital. “Imagina uma loja de comércio eletrônico que não tenha um site móvel e precise do tráfego orgânico do Google. Esse site vai cair no ranking e isso pode gerar impacto na receita dessa empresa”.

Sobe

O caminho do Google até a completa adoção do chamado “design responsivo” como critério de ranqueamento foi construído aos poucos. No ano passado, começou a mostrar aos internautas quais eram os sites calibrados para o mundo móvel.

Para tornar a navegação mais próxima da rotina dos smartphones, a busca passou a informar não só páginas mas também aplicativos que pudesse contemplar as pesquisas. Ainda que seja um desafio, a mudança pode se tornar uma oportunidade. “Com essa mudança, se você fizer uma busca por ‘controle financeiro’, o Google vai mostrar apps que tratem desse tema”, afirma Agostini. Essa opção só vale se o usuário já tiver o aplicativo instalado. “Agora, o Google vai priorizar páginas de serviços que são bons, para o meio que a pessoa está usando”, completa o executivo.

3
Compartilhe

Deixe uma resposta