Não existe sensação mais frustrante do que entrar em um site através do seu celular e se deparar com todas as informações desconfiguradas. É o que acontece quando não se investe na versão mobile de um site. 61% das pessoas tendem a sair da página se não encontram uma boa experiência de navegação por meio de um aparelho móvel. Para ajudar você a manter seus consumidores on-line, revelamos agora os nove segredos para que a versão mobile do seu site gere uma boa experiência às pessoas.
Você sabia que 72% dos usuários de smartphones acessam a internet todos os dias diretamente de seus aparelhos móveis? Para você ter uma ideia da importância do mobile no Brasil, 67% dos consumidores afirmam que têm mais chances de concluir uma compra se o ambiente for otimizado.
Para descobrir quais são as melhores práticas de design de sites mobile, o Google e a AnswerLab realizaram uma pesquisa com participantes em Chicago e São Francisco: foram 119 horas de conversas e testes, em que os voluntários fizeram tarefas e responderam a perguntas. Abaixo, listamos as nove maiores descobertas desse estudo.
1. Parece óbvio, mas muitas empresas não testam: o site mobile precisa funcionar em todos os dispositivos e navegadores disponíveis, celulares e tablets, com telas de tamanhos diferentes. Por isso, a etapa de testes é tão importante – e os testes precisam ser refeitos de tempos em tempos.
2. No celular, o consumidor tem um objetivo: encontrar rapidamente o que ele procura. Por isso, a página inicial tem que ser pensada de maneira diferente da home do desktop, que, muitas vezes, funciona como um canal de boas-vindas. A home do site mobile deve conectar os usuários ao conteúdo que estão buscando.
3. Buscas, buscas e buscas: elas são fundamentais para que o usuário encontre o que procura, mesmo com pressa. Por isso, fazem mais sucesso os campos de pesquisa bem visíveis e com resultados relevantes.
4. Para criar uma experiência eficiente, além da busca ser fácil, a linguagem de texto também deve ser simples. Não adianta o site ter uma busca que não contemple os termos que os consumidores costumam usar, por exemplo.
5. Um erro comum é publicar anúncios que levam para as versões desktop dos sites. Eles precisam estar configurados para direcionar ao site móvel. Assim, não se corre o risco de perder o consumidor.
6. Implemente filtros para melhorar a busca no site móvel, guie seus usuários para que obtenham melhores resultados e, claro, facilite a conclusão de uma conversão em outro dispositivo.
7. Não obrigue seu consumidor a um cadastro complexo antes de realizar uma compra. Isso pode afastar o cliente. A experiência de conversão do seu usuário deve ser a mais simples possível.
8. Destaque seus calls-to-action e mantenha os menus curtos e eficazes. Insira botões de “clique para ligar” para tarefas mais complexas.
9. Forneça um calendário visual ao selecionar datas e reduza erros de formulário com etiquetas e validação em tempo real.
Fonte: Think With Google