Todos sabemos que o comportamento do consumidor vem mudando à medida que a tecnologia avança. Em uma pesquisa realizada pela consultoria Provokers, a pedido do Google Brasil, ficou evidente que o smartphone é ferramenta indispensável para o consumidor atual e que os sites mobile precisam ser ágeis.
79% dos usuários de smatphone no Brasil esperam obter informações imediatas quando realizam uma busca na Internet.
Segundo a Provokers, os brasileiros olham, em média, 86 vezes por dia para seus smartphones. Isso evidencia que os consumidores são imediatistas e compram por impulso, na hora em que a necessidade se manifesta. As pesquisas no desktop já não são predominantes e deram lugar às interações mais rápidas, via smartphones.
A pesquisa tem muitas informações relevantes que mostram que para o consumidor brasileiro não há separação entre experiência on-line e off-line. Mas o que realmente chama a atenção é a exigência deste consumidor em ter uma boa experiência mobile.
Os usuários não perdoam experiência ruins no mobile
Se um site mobile é lento para carregar ou não tem navegação intuitiva, 43% dos consumidores acessam o site da concorrência imediatamente. E para 41% dos usuários que tiveram uma experiência ruim, há poucas chances de voltarem ao site.
Os usuários consideram, respectivamente, como o que mais incomoda em um site mobile que não oferece uma boa experiência: tempo de carregamento, funcionalidades limitadas e navegação complicada ou pouco intuitiva.
Três dos quatro sites mobile mais acessados no Brasil levam mais de 20 segundos para carregar, o que demonstra que a experiência mobile ainda tem que evoluir muito no pais. Em um teste realizado com 500 anunciantes do Google, 53% dos consumidores abandonaram os sites que demoraram mais que 3 segundos para carregar.
A medida que o consumidor se familiariza e adota novas tecnologias, como o comando de voz, geolocalização e outras, suas necessidades e expectativas se tornam mais complexas, exigindo uma antecipação à essas necessidades. Os consumidores brasileiros mostraram que precisamos conhece-los melhor, com base em dados coletados a cada nova interação com o site mobile, para ajuda-los em suas necessidades:
Para obter sucesso com os consumidores no mobile, as empresas devem focar na assistência imediata ao cliente e se lembrar que o consumidor é multicanal e que o site mobile merece atenção; experiências ruins afastam os clientes. Não há paciência para sites lentos e dificuldade com navegação não intuitiva. Colete dados para a personalização de mensagens e serviços e ofereça uma solução rápida, relevante e conveniente; medidas essenciais para quem busca sucesso neste canal.
Fonte e imagens: Think With Google