Você está preocupado com as visitas do seu site, conversões e interação dos clientes? Percebe que existe uma média ou alta taxa de rejeição do seu site, mais do que no passado? Um problema muito comum para quem analisa as métricas de um site é com a alta taxa de rejeição, ou bounce rate.
Podemos diminuir a taxa de rejeição de diversas formas, de alterações no layout à organização dos conteúdos.
A definição de taxa de rejeição
Muitos equívocos acerca da taxa de rejeição derivam de pessoas com conceitos errados sobre o que essa métrica é e como é calculada. Já encontramos muitas definições incorretas, de “o percentual de pessoas que deixam um site” para “a taxa de saída da página”.
Aumente suas vendas com um site mais rápido (e um servidor confiável). O tempo de carregamento do seu site tem um impacto direto sobre suas conversões. Se você quer aumentar sua rentabilidade, certifique-se de que ele é rápido.
Muitos equívocos acerca da taxa de rejeição derivam de pessoas com conceitos errados sobre o que essa métrica é e como é calculada. Já encontramos muitas definições incorretas, de “o percentual de pessoas que deixam um site” para “a taxa de saída da página”.
O que é taxa de rejeição então?
Taxa de rejeição é a porcentagem de visitas com somente uma interação.
Vamos pensar um pouco mais sobre visitas e interações. Em primeiro lugar, uma visita ocorre quando alguém entra no site e o código de rastreamento é ativado, então a entrada é registrada nos relatórios do Google Analytics. Uma visita pode conter alguém interagindo com uma ou várias paginas do site. O Google Analytics também pode registrar uma visita (ou sessão) de aplicativos de dispositivos móveis.
Em segundo lugar, a definição de taxa de rejeição falou sobre interações. Então, o que é uma interação?
Bem, interações podem incluir:
- Uma visualização de página
- Um evento (a menos que você defina um evento como não-interativo)
- Um clique em plugin social
- Uma transação de comércio online
Voltando à definição, estamos olhando para a porcentagem de visitas, onde apenas um desses tipos de interações ocorreu. Normalmente, uma rejeição significa que a visita de alguém só incluiu a visualização da página de origem (da página de destino) e não outras páginas ou eventos da página de destino. Por esta definição, uma página de destino eficiente, que ofereça toda a informação que o cliente precisa para satisfazer sua visita, poderia ser interpretada como uma rejeição.
Algo que vale salientar é que, por padrão, o Google Analytics não permite que se veja quanto tempo a pessoa gastou na última página em que ela esteve. Isso ocorre porque o Google Analytics utiliza a segunda página para calcular o tempo para a primeira página. Quando estamos falando sobre rejeições, não existe segunda página, então não conseguiremos medir quanto tempo uma pessoa ficou na página.
O outro impacto no tempo é que as visitas (ou sessões) são recalculadas se ocorre um período de inatividade de 30 minutos ou mais.
Vamos para a melhor parte. O que fazer?
Links de redirecionamento
Tente identificar quais são os links que estão trazendo visitantes para o seu site. Alguns deles podem trazer visitantes com maiores taxas de rejeição por causa do conteúdo daquela página não ter relação com os outros do site.
O carro chefe, designer do seu site
Capriche no layout do seu site! Uma página bagunçada, com links espalhados e um milhão de banners e pop-ups, que vendem de tênis até brinquedos, tendem a tirar a atenção do usuário. Seja direto, ela quer comprar o seu hotel
Destaque conteúdos
Conteúdos que recebem muitas visitas e comentários costumam ser chamarizes de visitantes. Por isso, crie espaços de destaque para eles em seu site e aproveite o tráfego de visitas que eles são capazes de gerar.
Coloque fotos (com otimização)
Coloque-se no lugar do seu futuro hóspede, ele esta à procura de um novo destino para suas férias e no momento da pesquisa, ele quer sentir o ambiente do seu hotel na tela do seu dispositivo. Coloque fotos, com qualidade e profissionais, isto você já consegue 40% de chance de conquistar esse ‘futuro hóspede‘.
Minha taxa de rejeição aumentou, devo entrar em pânico?
O mais importante a se fazer seria encontrar uma razão para o aumento. Este aumento pode ser atribuído a um fluxo adicional de tráfego (por exemplo, começando a receber mais tráfego de mídias sociais)? Conforme uma empresa cresce, ela certamente irá atrair mais pessoas, e, algumas dessas, muitas vezes, não são o público. Ao encontrar a página, o fluxo de tráfego, tipo de dispositivo ou outra dimensão responsável pelo aumento de rejeições, você vai ser capaz de dizer se isso é uma verdadeira preocupação ou apenas algo natural que surgiu com o crescimento do negócio.
Uma alta taxa de rejeição quer dizer que o site não está entregando o que as pessoas esperam?
Uma alta taxa de rejeição pode ser um alerta, mas também depende muito da página em específico. Se a página entrega todo o conteúdo necessário, sem que se precise navegar no site, uma visita bem sucedida irá contar como uma rejeição.