Medidas para sobreviver à crise no turismo

Estamos vivendo uma pandemia global devido à Covid – 19, provocada pelo novo coronavírus, e várias áreas estão sendo muito afetadas, entre elas o turismo. Grande parte das pequenas e médias empresas sejam elas hotéis, parques, agências, não possuem caixa suficiente para sustentar suas instalações durante a quarentena.

Em momentos como este, ninguém está disposto a fazer compromissos a longo prazo, pois o dia de amanhã é incerto. Planos que foram feitos hoje podem simplesmente ser cancelados em poucas horas, e isso gera incerteza nas pessoas e, consequentemente, no mercado.

Isso significa que a venda de ingressos cessa e as reservas de hotéis diminuem drasticamente, pois ainda não temos previsão de quando vamos superar esta situação e viajar é uma das contraindicações da Organização Mundial de saúde (OMS). Outro ponto importante é que muitas pessoas nem sequer estão conseguindo trabalhar, por isso vão precisar guardar dinheiro para o futuro e, muito provavelmente, não se darão ao luxo de reservar parte deste dinheiro para viajar em um momento como este.

Dito isto, a pergunta que todos devemos nos fazer é: O que podemos fazer para diminuir esse impacto e segurarmos nossas portas abertas até o fim da crise?

Evite cancelamento

Em primeiro lugar é importante que você esteja disposto a evitar o cancelamento das vendas já realizadas. Muitas pessoas podem entrar em pânico com a atual situação e, muitas vezes por medo de perderem o dinheiro investido na reserva, tendem a tentar cancelar o quanto antes.

Ofereça opções para que seus clientes reagendem as reservas e deixe claro que, caso chegue na data da reserva e a situação ainda não esteja controlada, ele poderá pedir reembolso ou reagendar novamente. Isso faz com que ele se sinta seguro quanto ao que planejou, vendo que existem possibilidades de ele ainda ter as suas férias, mesmo que mais tardias.

Procure por todas as reservas que estão mais próximas e entre em contato com os responsáveis, isso mostra preocupação da empresa em garantir a saúde de seus clientes e, ao mesmo tempo, vontade de querer mantê-los em seus serviços. Se necessário, ofereça brindes ou upgrades em seus planos, é uma ótima maneira de convencê-los a continuar com a reserva.

Venda a distância sem data prevista

Já faz muito tempo que as vendas não precisam mais ser presenciais, então sinta-se livre para entrar em contato com seus leads e possíveis clientes para lhes oferecer vouchers que, ao serem comprados, dão a possibilidade de agendamento de uma data futura em seu hotel, parque ou outra instalação.

Você pode oferecer preços mais camaradas nesta opção, convencendo o cliente de que ele conseguirá uma boa reserva por um ótimo preço e essa poderá ser agendada para a data que mais lhe convenha. Utilize de técnicas de venda para mostrar ao seu consumidor que ele conseguirá um bom pacote por preços que ele não acharia normalmente e terá todas as garantias que o assegurarão, independe da situação futura.

Seja racional e se preocupe com a saúde da sua empresa

É necessário salientar que em momentos como este, a estratégia não é crescer o seu negócio, mas sim mantê-lo vivo, então ao fazer seus preços de vendas e renegociações crie custos que serão vantajosos para o cliente e cobrirão suas despesas. Em crises como esta, quem consegue continuar de pé já está ganhando! 

A principal característica do Travel XS é a flexibilidade. Consulte nossos analistas para verificar a viabilidade de implementar qualquer medida que possa ajudar na minimização dos prejuízos financeiros e de imagem de seu negócio e para causar o menor impacto possível ao seu cliente.

Lembre-se que, para segurança de seus colaboradores, o Travel XS permite o trabalho remoto de toda sua equipe comercial.

A Nova XS está constantemente investindo em novas tecnologias para oferecer as melhores ferramentas de venda de reservas e ingressos. Atendemos as mais diversas necessidades do mercado turístico; Hotéis, Parques Aquáticos e Temáticos, Agências de Viagens, Receptivos, Administradoras de Aluguel por Temporada, entre outros.

Entre em contato e conheça o Travel XS.


Igor Alves
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